Náutica
Assim como os automóveis, é possível e aconselhável realizar também o seguro para embarcações marítimas. Você pode realizar seguro das embarcações para práticas esportivas ou mesmo de lazer, podendo obter desde proteções básicas mais elementares até as mais completas, com itens adicionais que lhe assegurará maior tranquilidade ao seu patrimônio.
Além do DPEM, que é o Seguro Obrigatório de Acidentes Pessoais por Embarcações ou Cargas para todos os proprietários de embarcações, nacionais ou estrangeiras, em todo território nacional, é recomendável obter um seguro específico e mais completo para sua embarcação e equipamentos. Atentar que em abril de 2016 foi sancionada a lei onde não há mais a exigência de pagamento deste Seguro obrigatório, apenas caso não haja no mercado seguradora para fazê-lo para a emissão do Termo de Vistoria ou Certificado de Regularização do barco.
O que os seguros náuticos normalmente cobrem:
-
Roubo e furto qualificado da embarcação
-
Perda total da embarcação
-
Participação em competições
-
Danos parciais
-
Assistência e salvamento
-
Operação e retirada na água
-
Responsabilidade civil a terceiros
-
Queda de raios
Mesmo neste segmento náutico de seguro também é possível obter o seguro de responsabilidade civil marítimo, que o protegerá contra danos materiais ou pessoais causados a terceiros, além de outros itens relevantes para usuários náuticos terem maior tranquilidade em seus passeios ou competições.
O espaço territorial marítimo é de interesse nacional, mas as águas internacionais onde flui a navegação livre pertence a todos, e assim é legislada pelo Tribunal Internacional, no intuito de se evitar abusos ou excessos por parte de países poderosos.